Painel solar mais fino que um fio de cabelo

Célula de captação solar é 20 vezes mais fina que um fio de cabelo (Foto: Reprodução) Pesquisadores das Universidades da Áustria e de Tóquio desenvolveram um painel solar ultrafino capaz de envolver de forma completa diferentes tipos de objetos e promover uma melhor condução de energia solar aos dispositivos.
A célula desenvolvida mede apenas 1,9 micrômetros de espessura. Para se ter uma ideia do quão fina é, um fio de cabelo humano é quase 20 vezes mais espesso que o novo painel. A novidade desenvolvida pelos cientistas, além de muito flexível, é composta por eletrodos montados em uma fina folha de plástico, que substitui a película em vidro.
O desenvolvimento dessa célula solar ultrafina tem como principal objetivo substituir as baterias convencionais de equipamentos da área da medicina, permitindo o desenvolvimento de produtos menores e com maior capacidade de precisão e transporte.

Inicialmente, a nova célula não foi projetada para ser usada em equipamentos eletrônicos convencionais, como smartphones, tablets e notebooks. A partir dessa tecnologia, contudo, soluções alternativas ou baseadas nessa célula podem surgir.
Segundo os pesquisadores, o desenvolvimento do painel solar está bem avançado. Isto é, as células poderão ser utilizadas para tais finalidades em até cinco anos.