Customize posts no WordPress

Customize posts no WordPressPara experimentar os custom post types, é necessário editar os arquivos de confi guração do WordPress 3.0. O procedimento começa com uma instalação básica do WordPress em um servidor (http://bit.ly/wordpressinstalar). Um lembrete: o mod_rewrite do Apache deve estar habilitado. Criamos um blog de exemplo, o Geek Cine, especializado em filmes de ficção científica e de quadrinhos. Pensamos que seria interessante se o site tivesse uma área de “Filmes recomendados”. Afinal, a nova funcionalidade se encaixa bem nesse tipo de uso. O primeiro passo foi registrar o custom post type. No diretório wordpress/wp-includes, abrimos o arquivo functions.php e, no final, adicionamos o seguinte código:
function create_filmes()
{
register_post_type(‘Filmes’, array (
‘label’ => __(‘Filmes’),
‘public’ => true,
‘show_ui’ => true,
‘capability_type’ => ‘post’,
‘hierarchical’ => false,
‘rewrite’ => array (‘slug’ => ‘fi lme’),
‘supports’ => array (‘title’, ‘editor’, ‘thumbnail’)));
}

O trabalho é feito pela função register_post_type. O parâmetro label dá o nome do novo item, que fica disponível na barra lateral do menu de administração. No caso do Geek Cine, clicar sobre essa opção permite editar os posts customizados de filmes recomendados. Há vários outros parâmetros que podem ser adotados — para saber mais sobre eles, vale a pena dar uma olhada na documentação oficial do WordPress, no endereço http://bit.ly/custom-post-types. A função só fica ativa, contudo, depois de uma modificação no arquivo post.php. É preciso ir até a seguinte linha:
add_action( ‘init’, ‘create_initial_post_types’, 0); //highest priority
Depois dela, basta adicionar o código abaixo:
add_action (‘init’, ‘create_filmes’);



De volta à interface de administração do blog, há outra tarefa importante: clicar em Settings, depois em Permalinks e, por fim, em Save Changes. Isso garante que os posts customizados apareçam no site e possam ser acessados por meio de URLs amigáveis. Falta ainda criar a página de exibição dos filmes recomendados no blog, que mostrará apenas miniaturas dos cartazes e os nomes dos longas-metragens.
No diretório do tema (no nosso caso,wordpress/wp-content/themes/twentyten), incluímos
o arquivo listafilmes.php, com o código a seguir:
/*Template Name: filmes*/
get_header(); ?>



have_posts() ) : $loop->the_post();
?>










Para terminar, abrimos a interface de administração do blog para criar a página dos “Filmes recomendados”. Em Page Attributes, na opção Template, selecionamos “filmes”. Com isso, a página executa o listafilmes.php. Este passo a passo demonstra um uso simples da nova funcionalidade, mas existem sites que vão muito além. Um bom exemplo é o Pop Critics, que tem até mesmo um fórum experimental criado com custom post types. Dicas indispensáveis também podem ser garimpadas no blog do desenvolvedor Justin Tadlock.