Um dos motivos que tornam esta ferramenta tão útil e procurada por desenvolvedores web e/ou pessoas querendo montar/melhorar um blog é, sem dúvidas, a possibilidade de aumentar/incrementar suas funcionalidades através da instalação de extensões; extensões estas, ou plugins, desenvolvidas por terceiros, em sua quase totalidade gratuitas, com o objetivo principal de aumentar a capacidade e recursos que o CMS WordPress oferece nativamente.
Existe uma seção especial no web site oficial do WordPress, o Pugin Directory, que serve, na verdade, como uma base oficial de plugins que terceiros desenvolvem/atualizam pelo mundo. Aquele que desenvolve sua extensão a submete à base de dados ofical de plugins para WordPress e, através de buscas por expressões e/ou acesso a categorias específicas, é possível encontrar os que foram cadastrados.
O fato de o Plugin Directory ser a base oficial de armazenamento de plugins para WordPress não significa que seja o único. Procurando pela web, não é demorado encontrar compilações de extensões para a plataforma, diretórios não-oficiais, indicações de extensões, e muito material relacionado à expansão das funcionalidades e características do WordPress.
Inclusive, já citei algumas aqui no desenvolvimento para web, que foram:
- Os melhores e mais usados plugins para WordPress;
- Excelentes plugins para WordPress, feitos por um brasuca.
- Painel administrativo;
- Ajax;
- Blogroll;
- Downloads;
- E-commerce e monetização;
- SEO.
Enfim, para quem mexe com a plataforma WordPress e sabe que a instalação e uso de extensões é realmente um catalizador de suas potencialidades, que aumenta e expande aquilo que, nativamente, o sistema é capaz de realizar, confira esta excelente lista de plugins que, certamente, vai ajudá-lo em algum projeto; seja para tirá-lo de um sufoco, ajudá-lo na otimização e performance ou, simplesmente, contribuir para que sua experiência como blogueiro (e, consequentemente, a dos visitantes de seu blog ou site) seja muito melhor!
0
Postar um comentário